terça-feira, 25 de abril de 2017

BEATO MARCELINO CHOE CHANG-JU, Leigo
e 123 companheiros mártires
Século XVIII-XIX - Coreia
Memória litúrgica a 25 de Abril
O catolicismo na Coreia, por um facto verdadeiramente excepcional, desenvolveu-se unicamente pelo interesse de numerosos leigos letrados, que puderam ler os livros (não só os catecismos, mas também livros de características culturais e científicas) traduzidos pelos missionários da Companhia de Jesus presentes na China.
A data do nascimento da Igreja Católica Coreana, pode ser considerada a data do baptismo de Pechino de Yi Seung-hun, que assume o nome cristão de Pedro, em 1784. Só dez anos depois e a preço de inacreditáveis esforços por parte de um grupo de leigos, consegue entrar clandestinamente no pais o primeiro sacerdote missionário, o chinês Padre Tiago Zhou Wen-mo. Contudo, o governo central considerava a nova doutrina como desestabilizante do rígido sistema hierárquico em vigor entre as classes sociais. Além do mais, os católicos estavam em contato com pessoas estrangeiras sem autorização
O Beato Marcellino Choe Chang-ju e outros 123 católicos foram mortos em épocas e de maneiras diferentes (entre 1791 e 1888). Muitos, mesmo depois de torturas indizíveis, não renunciaram à verdade que tinham encontrado na sua nova religião.
O Papa Francesco reconheceu o seu martírio por ódio à fé, com o decreto de 7 de Fevereiro de 2014 e beatificou-os a 16 de Agosto do mesmo ano, durante a viagem Apostólica que realizou à Coreia do Sul.
Beato Marcelino Choe Chang-Ju, rogai por nós.


Sem comentários: